Cuidados na irrigação

- A irrigação é um dos fatores mais importantes no cultivo das orquídeas, necessitando de alguns cuidados especiais.

- O principal deles é a qualidade da água utilizada. Essa deve ser ligeiramente ácida, com pH entre 5,0 e 6,5. A água alcalina, com pH acima de 7,0 não deve ser empregada sem a devida correção. Esta quando necessária pode ser feita utilizando-se substâncias acidificantes.

- A água da chuva pode ser empregada normalmente. No entanto, se a água for de procedência desconhecida, faz-se necessário fazer a análise da mesma.

- A água deve estar à temperatura ambiente, evitando-se assim o choque térmico.

- A regularidade da rega é um dos fatores de sucesso no cultivo, mas não existe um protocolo único para todas as situações. A freqüência será determinada pelo tipo do substrato empregado e o tipo e tamanho do vaso utilizado.

- Lembre-se que o vaso de barro seca mais rápido que o de plástico e que os vasos menores secam também mais rápido que os maiores.

- Em regra geral, devemos fazê-la quando o substrato estiver quase seco. Assim, evitamos uma das causas mais comuns de problemas no cultivo, o encharcamento das raízes.

- Durante o inverno ou quando a planta estiver em floração, devemos espaçar mais a rega sem, no entanto, deixá-la desidratar.